quarta-feira, 21 de maio de 2014

O Ararate e a arca de Noé

O monte Ararate visto de Khor Virap, Armênia - Foto de Andrew Behesnilian (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ararate)

Reportagem de uma TV, em rede nacional, ao tratar da "Operação Ararate" da Polícia Federal, diz que o nome da operação foi tirado do monte onde teria sido encontrada (?) a arca de Noé.
Que falta de cultura geral!
O monte Ararate é o local onde, segundo a tradição registrada na Bíblia (ver a narrativa no Gênesis VIII, 4), a arca de Noé atracou, após baixarem as águas do dilúvio.
Não consta que a arca de Noé tenha sido encontrada; nem mesmo se pode afirmar que existiu, nem é possível que tenha havido um dilúvio, ainda que local. Portanto, a narrativa do Dilúvio Universal (ainda que muitos não concordem com isso), insere-se no campo dos mitos fundadores. É uma história com objetivo explicativo e/ou moralizante, como muitas das narrativas contidas na Bíblia.
Porém, crendo-se ou não na narrativa do dilúvio, não faz mal nenhum consultar os textos e reproduzir a informação correta, ainda que seja baseada em um mito.
Exemplo de explicação para casos como este: A operação foi batizada com o nome Ararate, que, segundo a Bíblia, foi o monte em que a arca de Noé parou após o Dilúvio.
(O exemplozinho acima é por conta da casa.)
Ao contrário do que muitos possam pensar, a leitura da Bíblia e outros textos não se destina apenas a religiosos; conhecê-los, ainda que superficialmente, é imprescindível para entender nosso passado e nosso presente, pois tais narrativas fundaram a cultura do Ocidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário