quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

INEP disponibiliza obras pedagógicas gratuitamente na Internet

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) pôs à disposição dos interessados, em sua página na Internet, grande número de edições digitalizadas de suas publicações, voltadas à área da pedagogia. Trata-se de obras já esgotadas, as quais podem ser baixadas gratuitamente, em formato PDF.

Anísio Teixeira

Fundado em 1937, com o nome de Instituto Nacional de Pedagogia, o órgão passou por outras denominações, até chegar à atual, que homenageia Anísio Teixeira (1900-1971), um dos principais educadores brasileiros, o qual também foi seu diretor.

Lourenço Filho

O catálogo de publicações do INEP é vasto. Dentre as obras disponíveis para descarregar, destacam-se: A pedagogia de Rui Barbosa, Juazeiro do Padre Cícero e mais 7 livros de Lourenço Filho (1897-1970), outro grande educador brasileiro e primeiro diretor do INEP (1938-1946); 5 volumes de textos de Paschoal Lemme (1904-1997), outro educador brasileiro de renome; 100 números da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos e 67 números da revista Em Aberto, além de mais de 200 outros títulos distribuídos em várias coleções.

Paschoal Lemme

Na coleção Documentos da Educação Brasileira, que publica fontes para a pesquisa da história da educação no Brasil, destacam-se A educação nas constituições do Ceará, de Sofia Lerche Vieira; e Coletânea da Documentação Educacional Paraense no período de 1854 a 1889, de Maria Elisabeth Blanck Miguel e Sônia Dorotea Martin. Na coleção Educação Superior em Debate, estão acessíveis Docência na educação superior e mais 7 outros títulos.
O endereço eletrônico para acesso às publicações digitais do INEP é www.publicacoes.inep.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário